C A R A C T E R Í S T I C A S
Aporofo é constituído naturalmente por micro cristais inferiores a 5µ e quando disperso em água adquire dimensões coloidais entre 0,1µ e 0,001µ. Por isso quando moído seus agregados naturais são destruídos gerando áreas específicas maiores que 100 m²/g. Essa grande área específica facilita a troca entre íons da argila e o meio líquido em que ela está dispersa.
Além disso o empilhamento das placas ou lamelares que compõe a argila é formado de tal forma que entre essas placas existem lacunas denominadas de galerias ou camadas inter lamelares nas quais residem cátions trocáveis fixos eletrostaticamente e onde água ou moléculas polares, de espessuras variáveis, podem entrar. Portanto quando a argila anidra é colocada em líquido os cátions trocáveis se hidratam, entra água, aumenta o espaçamento basal gerando condições para que os cátions da argila sejam trocados por outros em reação química.
Aporofo é produto da decomposição de rochas em condições de drenagem restringida e de retenção de águas de lixiviação, ricas em potássio, ferro, magnésio e cálcio, que com a presença de matéria orgânica, transformaram sedimentos cauliníticos em argila de camada mista Ilita-Montmorilonita.
Provém da Bacia de Taubaté que foi formada, em função de reajustes tectônicos ocorridos ao longo da costa do sudeste brasileiro onde ocorreram falhas no continente, que resultou numa série de depressões estreitas e longas, incluindo a Bacia de Taubaté, abatida entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. A erosão dessas serras preencheu a bacia com sedimentos continentais de idade cenozoica (Eoceno-Recente) com espessura em torno de 800 - 900 m. As rochas que preencheram a Bacia de Taubaté são divididas em três formações geológicas. A de Tremembé, onde estamos localizados é caracterizada por folhelhos pirobetuminosos e argilitos depositados em condições climáticas áridas num lago raso que existiu no centro da bacia.
Aporofo é conhecido como Bentonita que não incha (non-swelling bentonite), uma argila Ilita-Montmorilonita natural, cálcica, sem qualquer tratamento químico, do grupo das esmectitas. Trata-se de um argilomineral cristalino lamelar, do tipo camadas, equidimensional, com a distância interplanar basal de cerca de 10Å (angstrom) na forma anidra. Ou seja, trata-se de cristais formados por lâminas iguais, paralelas e equidistantes entre si, que chegam a cerca de 17Å quando hidratado.
SOCIEDADE EXTRATIVA SANTA FE LTDA